Back to the basics significa voltar ao básico e foi isso que resolvi fazer nessa newsletter. Literalmente, quis voltar ao conceito de marca, revisitá-lo e repensá-lo um pouco, até porque meu entendimento de marca é muito mais amplo que o usual, que se encontra na AMA e em outras entidades.
Da minha perspectiva… marcas são mais que entidades comerciais, são formas de conectar os consumidores a experiências incríveis.
Back to the Basics
Porém, antes de entrar em discussões mais amplas, vou focar no que diz a AMA - American Marketing Associatition, que compreende marca como:
… um nome, termo, design, símbolo ou qualquer outra característica que identifique os produtos ou serviços de um vendedor como distintos dos de outros vendedores. Os padrões de marca ISO acrescentam que uma marca “é um ativo intangível” que se destina a criar “imagens e associações distintas nas mentes das partes interessadas, gerando assim benefícios/valores econômicos”.
Já o INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial (que tem o site mais confuso do mundo para pesquisa de marca), a marca é considerada como […] um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa. E o INPI categoriza a marca em três tipos:

O Manual de Marca do INPI (3ª edição e 6ª revisão) pode ser acessado diretamente no site e, especificamente, o item 2 do documento é que discorrerá sobre definição, natureza, formas de apresentação, princípios legais e repressão à concorrência desleal.
O SEBRAE - que é um órgão de fomento ao empreendedorismo bastante sério - apresenta a seguinte definição:
E, para finalizar esse passeio por definições, segue o que diz o dicionário Priberam, que traz duas abordagens para marca: 11. Símbolo ou nome que identifica determinados produtos comerciais. 12. Empresa que detém o direito de fabricar ou comercializar esses produtos (“tá” bom que usar dicionário não é lá muito recomendado, mas como a proposta é voltar ao básico, então está valendo).
O que é Marca?
Alguns outros autores como Kotler, Keller, Aaker entre outros poderiam ser consultados para esse momento da newsletter, mas eles também não difeririam tanto do que já alcançamos com as citações anteriores.
Retomo alguns pontos:
Marca identifica seu fabricante
Marca distingue o fabricante dos demais concorrentes
Marca é uma propriedade industrial
Marca se apresenta por elementos de identidade
Marca serve como plataforma para construir associações
Portanto, de maneira geral a marca é uma forma comercial que fabricantes, serviços e produtos assumem para se apresentarem ao marcado.
Segue comigo!